Retalhos

11 de maio de 2014


Retalhos, de Craig Thompson.

Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.

Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará as visões que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.


Acima de tudo, sensível. Essa foi uma das melhores graphic novels que li. O traço do Thompson é encantador, a narrativa é perfeita, e tudo se une em um conjunto único. O livro é uma autobiografia do Craig Thompson, que é o protagonista e autor de cada palavra e desenho, em que ele ilustra sua própria história e amadurecimento, da infância ao inicio de sua vida adulta, a partir de seus relacionamentos com o Irmão, Deus e Raina.

Autor: Craig Thompson
Onde comprar? Livraria Cultura - Saraiva

4 comentários:

  1. Beautiful! wishing you a great start of the week…
    Kisses from Miami,
    Borka
    www.chicfashionworld.com

    ResponderExcluir
  2. Parece muito interessante * -*
    Yay, tem na Saraiva ♥

    Once Upon a Time || out-samy.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.