espírito blogueiro

8 de outubro de 2015


Quando eu criei o meu primeiro blog há uns 4 anos atrás o objetivo era torna-lo um espaço super simples, bem estilo diário. Mas foi em 2012 que resolvi criar um espaço para compartilhar histórias e algumas coisas que aconteciam em minha vida, nesse tempo conheci blogs incríveis, e sempre absorvia algo aqui ou ali para o meu blog, o que foi essencial para deixar ele do jeito que eu queria. Começou com o quasemeianoite.com - meu primeiro blog - me lembro que enchi a sidebar de gadgets de todos os tipos e formas era uma poluição visual terrível, até que fui limpando aqui e ali e deixei somente o que era realmente necessário, o que não foi fácil. Logo aprendi a alinhar as imagens, creditar quando necessário e obtive um conhecimento bem "chulo" e básico em html, mas foi o suficiente para tornar o meu blog a minha cara. As vezes da um desanimo, ou então um entusiasmo louco para criar vários e vários posts, mas o importante é gostar do que se está fazendo e manter o espirito blogueiro vivo, pois enquanto ele viver essa chama que da vida ao seu blog permanecerá acesa.

Muita coisa mudou no espaço da blogosfera e fora dela também as interferências são inevitáveis, eu ainda prezo pelos blogs estilo diário virtual, sem visão de lucro nem fama, os primeiros, aqueles que o post não tinha a intenção de agradar ninguém mas que acabava agradando quase todos. Sem preocupações com gramatica nem com o que os outros iriam pensar, a verdade, a sutileza, a linguagem simples sempre me encantou nesses espaços e acho que foi isso que me manteve firme e forte nesse mundo tão mestiço que é a blogosfera. Mas as coisas tendem a mudar, por menor que sejam as mudanças acho que com o passar do tempo, o amadurecimento e outros fatores que acompanham a passagem do Deus da idade as coisas vão tomando outro prumo. O meu espaço aqui por exemplo sempre esta em mudanças mas sempre há alguma coisa minha aqui e é isso que torna esse lugar pessoa e intransferível, mas as mudanças ditas chegaram aqui também. Um dos meus blogs preferidos o hellololla.com é o estilo de blog que excita a gente a blogar, e nele eu vi certa vez uma campanha discreta e sutil na sidebar: ad free blog  *saying no to corporate advertising*, uma campanha que estimula os blogs a manter o espirito simples, e sem propagandas de terceiros nem outro tipo de publicidade. Hoje o selo não está mais no blog, talvez um dia ele volte, mas enquanto isso deu lugar uma campanha linda que a Read the Printed Word. É nítido que muitos blogs se mantem com publicidade e posts de parcerias com lojinhas legais, acho bacana até o momento em que não haja posts "forçados" ou que entre em atrito com o tema do blog, acredito que fica um pouco desgastante. A verdade é que desde que você esteja bem com o seu blog, tudo esta bem.

Outro fator que angustia muitos blogueiros é a inspiração, a próxima vez em que se sentar para escrever, não se preocupe em ser interessante, não se preocupe em ser gostado, se preocupe apenas em ser sincero e cristalino com seu publico. Vejo muitas pessoas desistirem de seus incríveis blogs com frequência e fico pensando "nossa não vou mais poder acompanhar as historias dessa pessoa", algumas pessoas se ligam muito em comentários, outras em seguidores e assim por diante, mas se esquecem que possivelmente muitas pessoas estão visitando seus espaços com frequência mas não tem a atenção de comentar ou seguir, eu mesmo visito um blog por um considerável tempo até me manifestar em um comentário ou follow, é maravilhoso quando recebemos comentários em nossos blogs mas acho que não se deve dar toda atenção a somente este fator.
Se amamos nossas histórias, nossas histórias serão amadas. Quando você se senta para escrever, antes de colocar a caneta no papel (ou cursor na tela), pense: "Eu não posso esperar para contar esta história!" Injete esse sentimento em todo o texto. Às vezes, penso eu, "Você não vai acreditar nisso ...!", Enquanto eu escrevo uma história. Comece seu post como desejar com a sua própria variação, e escreva com energia e entusiasmo. Quando você ler seus posts mais antigos, você pode sentir a diferença entre os posts que você estava entusiasmado com a escrita? Pode perceber como o post fica mais "vivo", mais atraente, e chamativo? Você é o suficiente. Se você ama o que faz certamente seu blog será bem sucedido em todas as formas, mas se as coisas não estão dando certo, procure reencontrar o espirito blogueiro, e quando o encontrar o mantenha vivo. E quando você menos esperar vai ver as mudanças acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.