Bom Jesus da Lapa, BA

11 de setembro de 2015

A Bahia é realmente incrível. E tendo boa disposição da para conhecer muitos lugares legais por aqui. No domingo pela manhã minha mãe resolveu levar a minha avó, mãe de meu pai a uma cidade chamada Bom Jesus da Lapa, aqui na Bahia, a cidade é conhecida pelas peregrinações, romarias e manifestações de fé que atraem milhares de pessoas todos os dias.A maioria da minha família materna é católica, e são um pouco apegados a tradições e festejos de tal doutrina. Mesmo sendo pagão não vejo problema em ir até estes lugares, com bom senso e respeito, chegamos longe! Antes de chegar a Bom Jesus, passamos por algumas cidades, e paramos em um lugar chamado Paulista, que fica na cidade de Paratinga/BA, é um balneário de águas termais, excelente para recarregar.




Não capturei muitas fotos do Paulista, até porque estava bem movimentado por lá, e não quis parecer inconveniente, além do mais preferi curtir o lugar e o momento também! :) Logo depois de sair do paulista, fomos em direção a Paratinga, a cidade fica à alguns quilômetros do Balneário.


Visitamos uma igrejinha bem charmosa em Paratinga, com uma arquitetura leve e cuidadosamente bem elaborada, esta mesma igreja recebe bastante visitas de pessoas que fazem este roteiro rumo a Lapa, e procurada por muitos romeiros que guiados pela fé, buscam um refugio, em seus ídolos.





Procurei não ser invasivo nas fotos, mas também não perder a sintonia que envolve este lugar. Na conclusão da "passada" por Paratinga, fizemos uma visita a uma velha conhecida de 100 anos de idade!! Isso mesmo 100 anos! Não é para qualquer um não. Chamamos de Dona Luiza, uma pessoa doce, serena e muito alegre, dá até pra entender o porque de tanta longevidade.

Dona Luiza e Vó Lauza

Um karinha chamado Nohan (ou Norran)

A família de Dona Luiza é bem agradável, pessoas alegres e simples que procuram a todo momento agradar seus visitantes. Lá encontrei essa figura da foto acima ficava me observando e olhando atentamente para a minha câmera, quando fui ao quintal ele logo se aproximou e perguntou se eu poderia "tirar uma foto" dele, com risos exagerados confirmei que sim, ele se apresentou como nohan, não sei se é assim que se escreve mas vale o intuito. E nada mais que justo compartilhar a foto dessa figura que me tirou grandes risos com vocês. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas deixando o riso de lado, vamos que vamos, ultima parada Bom Jesus da Lapa!

A temperatura que se aproximava dos 40°C e consequentemente o intenso calor anunciavam de forma oculta que finalmente estávamos na Lapa. A cidade é bem organizada, e tem muitos pontos positivos, visitantes e romeiros espalhados por todos os lugares, além de uma feirinha com muita coisa legal para comprar a um preço super bacana! Em Bom Jesus da Lapa, o que não falta é atração para todos os gostos, seja para quem queira apenas observar de uma forma mais livre como eu, ou quem é adepto ou simpatizante desta fé, participar dos ritos e missas.



Quando fui ver esta foto esta mulher estava encarando para a câmera. tenebroso. credo.



Uma das principais atrações da Lapa é o famoso "Cruzeiro" que é um Morro/Monte/Serra com uma altura aproximadamente de 322 metros, e que tem uma trilha por dentro dele para subir, muitos romeiros e fiéis sobem o cruzeiro para pagar promessas ou até por manifestação de fé e redenção. Eu subi por aventura mesmo, é bem legal. ;)




Em cima do morro do cruzeiro tem varias barraquinhas, uma delas que vende cordel :)

Eu :D

Por fim, segue os comentários que a viagem foi bem, e um tanto divertida. Observar algumas culturas, com boa sintonia e respeito não faz mal a ninguém, e tudo é aprendizado na vida. Ja fui a Lapa muitas vezes, e na verdade ainda penso em voltar muitas outras quem sabe.. A lapa é uma cidade linda, organizada e que recebe seus visitantes de braços abertos como boa anfitriã que é. Fica ai o registro de minha passada por lá, até mais. bjão! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.