Guia da fotografia perfeita!

19 de fevereiro de 2015

As redes sociais e a internet fizeram nascer na nossa geração a vontade de sair mostrando para o mundo quem somos, o que queremos e o que pensamos, dessa vontade de mostrar nossa própria maneira de enxergar muitas das vezes o próprio espelho, nasceu o amor instantâneo pela fotografia. Uma das melhores e mais divertidas ferramentas para se transmitir e compartilhar informações. 
Se navegarmos em alguns perfis e pages do Facebook, Twitter, Instagram, por exemplo, veremos o quanto a fotografia se tornou parte da nossa egocêntrica rotina. Pensando nisso, fiz uma releitura de um post de dicas fotográficas super antigo do depoisdosquinze.com e adaptei um tutorial, com algumas técnicas e truques atualizados.


Melhor horário

Existem dois horários do dia que são perfeitos para a fotografia, pela manhã, quando o sol está nascendo (das 9:00 até às 11:00) e no fim da tarde (das 17:00 até às 19:00), quando o sol está se pondo. Nessas duas horas, a luz do sol é bem mais difusa, dando assim um tom especial a foto.


Desfoque

As fotos com aquele desfoque de fundo dão um ar um tanto profissional não é verdade?? Vale lembrar que grande maioria das câmeras  hoje em dia já possuem um modo para esse tipo de efeito, e outras já fazem isso automaticamente. Para garantir o efeito, coloque no modo A ou AV (Auto Propriedade de Abertura) e abra o diafragma (Abaixe o valor do f). Já nas câmeras de bolso infelizmente, não temos essa opção, então a saída é tentar ativar o macro se não for fotografar de longe ou fazer o efeito “a mão”, usando o Photoshop.


O Cenário

Esse é um dos únicos momentos em que eu me sinto em vantagem em relação ao pessoal que mora em cidade grande. Aqui onde eu moro, Cafarnaum/BA, tem bastante verde, serrado e árvores acessíveis, Isto além de ter diversos oásis por perto. Se você assim como eu mora no interior, deve saber do que estou falando.
Lembrando que nas grandes cidades, também existem cenários legais para você aproveitar. Quer um exemplo? O shopping, o sinal do trânsito, as multidões Tudo pode favorecer se você souber aproveitar.

Procure escolher sempre locais que tenham pelo menos um dos principais elementos naturais da fotografia: Grama, Céu, Vento, Árvores, Neve, Raios de Sol, Agua... Pode parecer besteira, mas o cenário faz toda a diferença no resultado final da foto, por isso, não tenha medo ou vergonha de arriscar.


Flare

Esse é um efeito especial natural, que dá um ar mágico a fotografia. Ele faz do sol elemento principal, deixando com que a sua luz meio que “estoure” na imagem, dando um tom diferente a fotografia e uma iluminação diferenciada. Ah, e tem como conseguir um efeito parecido ou aumentar um que já existe na foto no photoshop viu?
Passo a Passo: (Filter > Render > Lens Flare) ou (Selecionar Ferramenta Pincél > Cor branca selecionada >Estilo da camada Pin Light, mesma coisa, com só que dessa vez usando uma cor amarelada/alaranjada)


O sorriso espontâneo

Nós sabemos que você não é modelo (ou será que é?), não tem o corpo perfeito e não ganha milhões para fazer um photoshoot, mas nada nesse mundo deve te impedir de "fazer altas caras" e se divertir muito enquanto fotografa.
Não tenha medo de fazer aquela cara estilo giselle bündchen, biquinho a la gêmeas olsen ou sorriso escancarado como se tivesse acabado de ouvir uma piada engraçada. A dica para uma foto espontânea, é jamais olhar para a câmera. Como se você não soubesse que estavam tirando a foto.
PS: Se a ideia for um photoshoot como que de editorial, vale procurar um ponto fixo atrás da câmera e olhar fixamente como se tivesse olhando o horizonte. Sempre faço isso.


Efeitos Gráficos

Bem, essa é uma questão que a Bruna Vieira falou certa vez e eu super concordo. O photoshop deve servir para dar um “up” na foto, jamais fazer a mágica da transformação. Isso, deve acontecer na hora da própria fotografia, na hora do ângulo e da pose..
Como eu comento sempre com vocês, em algumas de minhas as minhas fotos, uso as famosas actions e curves (ou efeitos prontos) do photoshop. Além de práticas elas cumprem direitinho o papel deixar a foto com cara de profissional. Veja como é fácil instalar:

01. Primeiramente você deve baixar e descompactar a arquivo que contém a action (eu recomendo o 7zip). É super fácil usar programas descompactadores, basta clicar com o botão direito no arquivo e ir em (7zip>Extract Here). Aparecerá uma pasta, e dentro dessa pasta você verá varios outros arquivos.
---------------------------
02. Abra o photoshop, e arraste o arquivo até a janela do programa. A aciton automaticamente aparecerá na aba actions do programa. (Se essa aba não estiver aparecendo no programa, procura na barra superior do programa a opção (Window>Acitons).
---------------------------
03. Abra a imagem que você deseja editar. Na aba action estarão listadas todas as actions que você arrastou para o programa. Procure o botão play Triângulo tombado e veja a mágica acontecer.


Com amigos

Um dos meus programas prediletos dessa vida é ligar para sair, curtir, e porque não tirar aquelas fotos?? Além de ser super divertido, dá pra tirar umas fotos bem bacanas. Para que a foto saia natural, evite programar poses. Jogue o travesseiro, compre balões, pule, abrace, sorria e seja feliz :)!


Com @ Namorad@

Tem coisa melhor do que jogar milhares de fotos nas redes sociais com a pessoa amada? Matar algumas pessoas de inveja. uahuahuahauha brinks tá? A regra para tirar foto com quem você esteja tendo um relacionamento é basicamente a mesma que para amigos. Tomando sempre aquele cuidado de as vezes sair do clima romântico e entrar no vulgar.

E ai você tem alguma dica bacana pra tirar boas fotos?? deixe seu comentário!

Este post é uma releitura do tutorial fotografia perfeita, por Bruna Vieira em www.depoisdosquinze.com | Fiz um search no google para verificar os créditos das fotos, mas não consegui identificar os autores por raiz. Três das fotos são de meu acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.