20 de março de 2020

Hidroxicloroquina como tratamento do COVID19

Cloroquina ou hidroxicloroquina no tratamento ou prevenção da síndrome respiratória aguda.

Inúmeros meios de comunicação tem noticiado sobre a eficiência da Cloroquina ou hidroxicloroquina na prevenção ou combate ao coronavírus. De fato alguns estudos pré-clínicos publicados na revista Nature (link abaixo), feitos em cultura de células, mostram resultados positivos. Esses estudos iniciais sugerem que a cloroquina inibe a multiplicação do vírus em cultura de células. Sabemos que inúmeras drogas que inibem multiplicação viral in vitro falharam quando testadas em humanos. Em relação ao teste em humanos com cloroquina ou análagos para combate ao COVID19, os resultados sao escassos e pouco conclusivos. Alguns relatos isolados, publicados em meios de divulgação cientifica de pouca credibilidade, sugerem que a experiência clínica nos EUA e/ou China demostrou resultados positivos, visto que muitos pacientes infectados pelo COVID19 apresentaram redução de carga viral e diminuição de sintomas. Entretanto a ausência de estudo clínico registrado em plataformas oficiais e publicado em meio cientifico com rigorosa politica editorial, não nos permite garantir que a cloriquina seja efetiva no combate ao corona vírus em humanos.

Sabemos que a situação atual do mundo é atípica e exige celeridade, mas precisamos garantir que toda abordagem utilizada em massa não piore ainda mais a situação dos pacientes acometidos.

Sejamos coerentes, nos isolando em nossos lares, e confiantes de que a ciência e o conhecimento acharão uma saída para esta crise.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© 2012/ Gislei Deveraux | Código Base Maira Gall