Dicas para calouros universitários.

25 de janeiro de 2018

Então, após dias de estudo sem parar no cursinho e em casa, nervosismo e encarar o terrível vestibular, você foi aprovado na faculdade que tanto queria? Parabéns! Como diria o falecido astronauta Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Porém, você só passou pelo primeiro estágio da faculdade. Agora é hora de enfrentar a realidade do Ensino Superior! Mas não se preocupe: neste artigo, eu vou te passar 14 dicas que irão te ajudar neste processo. ✌

1. A moleza nos estudos acabou!
Eu não sei como era a sua rotina de estudos até a conclusão do Ensino Médio, mas se você é como a grande maioria, que lidou com um sistema de ensino “mastigado”, terá que mudar os seus conceitos.
Na faculdade, você terá que estudar mais, será mais cobrado e forçado a pesquisar os conteúdos que estiver aprendendo por conta própria. Atente-se sobre isso principalmente se tiver que conciliar trabalho com faculdade.

2. Mantenha-se firme
Talvez você ache um pouco maçante a faculdade, principalmente o primeiro ano. Porém, não desista! Se realmente este é o curso que deseja fazer, aguente a puxada.

3. Seja disciplinado
Em uma faculdade, a responsabilidade de aprender, saber dos horários etc. é do aluno, e não do professor. Então, seja responsável com os seus compromissos para não se perder.

4. Vá aos eventos da faculdade
Aproveite o que a faculdade te oferece para aumentar o seu conhecimento e círculo de amizades: participe de palestras, workshops, vá a biblioteca etc.

5. Faça atividades extracurriculares o quanto antes
Não deixe para o fim da faculdade para fazer atividades extracurriculares, quando você estiver mais ocupado com TCC e afins. Aproveite para pesquisar sobre isto logo que possível. Isto aumentará o seu portfólio e as chances de conseguir um estágio ou um emprego.

6. Faculdade é o meio para um objetivo, e não o objetivo em si
Alguns encaram a faculdade como um desafio a ser vencido. Porém, quando o vencem, não sabem o que fazer. Também pudera: a faculdade é uma maneira de preparar para o desafio da vida profissional. Por mais que seja puxado, lembre-se que a verdadeira aventura começa quando você concluir o ensino superior.

7. Considere fazer o seu TCC com antecedência
Não deixe para pensar no TCC no último semestre do último ano! O TCC é algo complexo que demanda bastante tempo e empenho.
Vá pensando sobre ele já nos primeiros anos de faculdade: decida um tema, conheça as regras da ABNT, forme um grupo, pesquise o assunto com os professores… assim, ele estará pronto o quanto antes!

8. Nada de plágio!
Nem pense em copiar e colar informações da Wikipédia e de outros sites quando fizer os seus trabalhos. Seus professores vão desconsiderar plágios, cópias e trabalhos superficiais. Você pode usar de referências, mas o seu material precisa ser original.

9. Organize-se
Como já foi dito, você estudará mais, mas o seu tempo será menos. Então, é bom que você organize os seus horários, usando um aplicativo de tarefas ou uma agenda, por exemplo.

10. Tenha um grupo de trabalho
É mais fácil fazer certas atividades escolares em grupo, então faça um o quanto antes! Será bom para reforçar as amizades também.

11. Não tenha medo em buscar ajuda
Se você se sentir apurado com alguma coisa na faculdade, não tema em pedir socorro aos professores ou a quem for. Certamente irão te ajudar!

12. Faça intercâmbio, se te for possível
Se houver esta opção em sua faculdade, faça intercâmbio em outro país. Te será útil para o seu currículo e para o seu caráter, já que você aprenderá uma outra língua e uma nova visão cultural.

13. Relaxe de vez em quando
Por mais que seja puxado as responsabilidades da faculdade, tenha um tempo para você mesmo de vez em quando. Passeie, descanse, etc. É bom para a sua saúde e para estar com as baterias recarregadas.

14. Faça um balanço pessoal
De vez em quando pare tudo e veja se é isso mesmo que quer da sua vida. Mantenha o que está dando certo e mude o que não está funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.