Pinterest? Como Ele Funciona?

30 de setembro de 2015


Ultimamente um novo hype social tomou a timeline de muitos. Um tal de Pinterest está crescendo de bastante e já é visto como uma ferramenta de marketing digital por grandes companhias, mas afinal de contas, o que é o Pinterest, o que se pode fazer com ele e como como ele funciona?
O site é uma modernidade daquela mania de recortar imagens interessantes e pendurar no mural do quarto, algo comum entre crianças e adolescentes na década de 90. O nome vem de um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse).

O Pinterest é um grande mural de imagens. Lá o internauta compartilha imagens e vídeos que julgue interessante. Você pode até achar esse conceito ultrapassado e já utilizado pelo Tumblr, por exemplo, só que a grande diferença da rede social é a possibilidade de dividir sua imagem em boards, ou seja, em murais. Você pode montar um board sobre decoração, outro sobre bandas favoritas e até mesmo culinária. Assim, você não  precisa ficar restrito a um assunto só e os seus contatos tem a opção de seguir o seu perfil ou apenas um board, permitindo controle sobre o que você vai consumir de conteúdo na rede social. O internauta pode subir uma foto (upload), ou fazer uma pesquisa e “repinar” a imagem de um link externo. “Pinar” é o termo predominante nesse ambiente repleto de imagens que agrada muito as mulheres, que hoje, representam quase 70% da audiência do site.
No início o Pinterest exigia convites para participar, mas agora, a rede social está aberta a qualquer cadastro, incluindo login por meio do Facebook e Twitter.

Entendendo a linguagem do Pinterest:

Pin: É o mesmo que tuittar/reblogar, ou seja, o Pin é o ato de publicar alguma imagem em um board da rede social.
Board: São murais onde você pode categorizar suas imagens dividindo-as por temas específicos. Você pode criar quantos boards quiser e seus contatos podem escolher quais boards desejam seguir,
Like: O like do Pinterest é muito semelhane ao do facebook e Tumblr. É uma forma rápida e objetiva de demonstrar o quanto você curtiu aquilo que o seu amiguinho pinou.
Re-pin: É equivalente a compartilhar um Pin. Assim, você publica em seu perfil algo que um amigo tenha postado em um board. Ao dar um re-pin, você tem a opção de escolher qual board vai hospedar a imagem.
Follow: Ao entrar no perfil de uma pessoa você visualiza logo abaixo da foto de exibição, no canto esquerdo da tela o botão "follow all". Clique nele e siga todos os boards daquele perfil ou clique em um dos murais e selecione o botão follow.

É isso ai, eu já estou no Pinterest faz um tempinho, mas muita gente ainda não sabe como ele funciona, se você já tem uma conta lá não esquece de me da follow ok? Há também um site semelhante chamado weheartit! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.