Rotina de estudos

20 de julho de 2014


Nada fácil, mas com determinação nós chegamos lá. Na hora do estudo aparece tudo: fome, tédio, sono.. Tudo, menos a vontade de estudar. E não é nada fácil conseguir passar em um bom vestibular, concurso ou até mesmo aquela prova da matéria que você menos gosta, sempre tem uma né? Enfim, pensando nisso criei uma rotina de estudos que me ajudou bastante, e os resultados foram incríveis!! Logo quis vim aqui compartilhar com vocês, acredito que assim como tem me ajudado, pode ser muito útil para todos vocês.

Organize-se

Separe os materiais que tem que ler, dividindo-os por assunto, crie um horário de estudo diário e organize seu tempo para evitar interrupções.

Música? Só em línguas que você não entenda

Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.

Use marca-texto

Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Respeite seu tempo

Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.

Crie um pequeno ritual antes de estudar

Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

Pegue leve

Separe um tempo para assistir TV, conversar e se divertir com os amigos. Recarregar a bateria é fundamental, por isso, procure dormir bem e praticar exercícios físicos. >< yhaa

Economize tempo

Que tal uma mãozinha nas pesquisas? Ai vão alguns sites que você precisa ter na agenda, com referências, dúvidas, programas de estágio e intercâmbio para deixar sua pesquisa mais rápida e objetiva.

- Pesquisa de conteúdo
www.bibliotecavirtual.sp.gov.br
www.dominiopublico.gov.br
www.bussolaescolar.com.br
- Referências
guiadoestudante.abril.com.br
www.alunosonline.com.br
aulasecursos.uol.com.br
portal.aprendiz.uol.com.br
www.brasilescola.com
- Intercâmbios
www.ci.com.br
www.stb.com.br
www.ef.com.br
- Estágios
www.ciee.org.br
www.cidadeestagios.com.br
www.nube.com.br

23 comentários:

  1. Super post! Adorei as dicas... Estou precisando muito parar e me organizar para começar a estudar para concursos. :(

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com
    instagram: feu_fa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que maravilha que você tenha gostado, espero que se dê bem nos concursos! :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas para buscas conteúdo será muito útil pra mim já que estou e ano de vestibular.
    Beijos
    http://www.coisadmulherzinha.com/

    ResponderExcluir
  3. Yhaaa! é verdade, logo mais vem ai o enem, uma ótima oportunidade para embarcar de vez no mundo dos estudos, e conseguir uma boa garantia para o futuro.. espero que consiga se organizar..

    ResponderExcluir
  4. Essa falta de concentração vem contagiando muitos, acredite!! Mas nada que não se possa dar um jeito, não é verdade? Que bom que as referencias foram úteis! :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Mesmo já na faculdade, a rotina de organização e estudos é muito importante. E mesmo no ensino médio, estudando o dia inteiro consegui, com a organização, passar em três federais diferentes <3 haha
    Beijão <3

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que ninja você! haha (brincadeira ♥
      Ainda estou no ensino médio e curso enfermagem, mas pretendo sim fazer alguma faculdade em breve, talvez música.. Parabéns pelo sucesso! :)

      Excluir
  6. O marca texto ajuda muito mesmo. Muito obrigado pelos elogios e votos desejo o triplo para você.. ♥

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto *-*
    Estou em rotina dessas e não é facil...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  8. Acho válido todos esses pequenos rituais, desde que eles ajudem mesmo a dar um up na sua concentração! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  9. dinamarquês e norueguês são idiomas bem exóticos em.. rs, as vezes eu busco algumas músicas celtas ajudam muito também, isso quando não dão sono.. :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gislei!
    A dica da música é a minha cara! hahaha
    Se eu escutar músicas em portugues não consigo estudar nada!
    O mesmo acontece em músicas em ingles que eu entenda muito bem a letra! --'
    Já estou te seguindo e adoraria se pudesse retribuir! ;)
    Beijão, Ana do dia

    ResponderExcluir
  11. Caramba, amei o post! As dicas são ótimas e a 2ª é totalmente verdade!!!
    Muito lindo seu blog :D
    Beijos...

    foradoroteiroblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Então me abraça baby, <3
    Fico contente que as dicas foram úteis! :)

    ResponderExcluir
  13. Amei essas dicas. São ótimas para e organizar e poder estudar com mais calma e tranquilidade.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, as dicas são muito boas. Mas sobre o tempo que você se concentra mais, é só durante a noite. Pq eu sempre deixo pra estudar na véspera, e enrolo. Daí quando chega de noite eu paro e falo: não Gabriela, vamos nos concentrar, você tem prova amanhã. Mas aí dá meia noite, e eu fico com sono, então não serve de nada o tempo que fiquei estudando UAHAUHA Um dos meus rituais é preparar toda a escrivaninha, e um copo d'água. Daí eu começo a estudar -ou pelo menos tento-

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. eu NUNCA tive muita concentração para ficar estudando por horas seguidas igual meus amigos, no maximo 1h ou1h30, se passar disso acho a parede branca a coisa mais interessante do mundo UHUSAHUHSu

    Abraços;
    Desconstruindo Amélias

    ResponderExcluir
  16. Achei o seu post muito legal, com dicas ótimas, assim como o blog no geral é super interessante! Eu esse ano estou tendo uma rotina de estudos mais cansativa, no primeiro ano do ensino médio tudo era mais fácil, mas no segundo ano, química ficou realmente punk pra mim, matemática também, física... SOCORRO!
    Dobrei os horários de estudos, mas é hard, força e motivação pra eu não reprovar esse ano (me ajuda, senhor!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente baby, acho que a maioria das pessoas que passam do primeiro para o segundo ano, sempre sentem esse "choque térmico" no ensino médio.. Mas você vai se dar bem! :D

      Excluir
  17. Se eu for estudar ouvindo alguma musica que eu entenda ~mesmo que só um pouco~ o que está sendo dito, não dá em outra senão eu cantando e escrevendo a letra da musica pelo caderno, akjshygdtagvbhda. Nesse caso as instrumentais ou relax como Ingenue, do Atoms for peace é perfeita.
    Ótimo post o/
    xx, likearocklikearoll.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  18. Gislei, achei seu post muito útil sim! Eu tenho muitos problemas pra estudar e algumas das suas dicas eu nunca tinha pensado que me ajudariam, mas analisando e lendo, vejo que SIM, vão me ajudar bastante. Por exemplo, criar um ritual! Muito legal e com certeza vai adaptar o cérebro que aquele momento é hora de estudo!
    Adorei os links passados também :)

    Bons estudos!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
© 2010 Gislei All Rights Reserved.